domingo, novembro 20, 2005
e se os candidatos presidenciais fossem um livro...
cargos políticos - afastamentos políticos
segunda-feira, novembro 14, 2005
mais uma vez - uma certa esquerda
quinta-feira, novembro 10, 2005
bush, texas e a maior democracia do mundo
segunda-feira, novembro 07, 2005
a direita acabou
incidental não consegue entender, será que o pp-jovem pretende apoiar Manuel Alegre? Será preferível não apoiar nenhum candidato?
Será que a filiação partidária ainda implica a adesão a um conjunto base de ideais?
sexta-feira, novembro 04, 2005
terça-feira, novembro 01, 2005
first things first
incidental não consegue compreender como um orgão representativo de um número significativo de jovens portugueses e com uma substancial área de influência no segundo partido mais votado define como linha de luta um tema que, embora importante, afecta muito menos jovens do que, por exemplo, o desemprego.
Mais uma vez, a descredibilização do papel dos jovens como motor de evolução do sistema.
segunda-feira, outubro 31, 2005
incidental recomenda...
Embora datada de 1991 (foi editado recentemente o novíssimo Luna Park) esta obra traduz um mundo possível, um olhar negro que é cada vez mais actual. A negação da paz, a ambição de tudo o que seja inatingível, o prazer pelo sofrimento.
a liberdade para discutir: 3ª e ultima parte
quinta-feira, outubro 27, 2005
a liberdade para discutir: 2ª parte
quarta-feira, outubro 26, 2005
a liberdade para discutir
segunda-feira, outubro 24, 2005
design inteligente?
domingo, outubro 23, 2005
presidenciais (capítulo primeiro)
- empurrado a contragosto pelo socialismo-soarista, José Sócrates - com o seu socialismo-armani - pode ter corrido um risco demasiado grande, uma vez que o outrora animal político e patriarca da nação parece não ter o descernimento suficente para perceber que é preciso mais do que uma campanha no mínimo desastrada para vencer estas eleições;
- nessa linha de raciocínio a aposta em Manuel Alegre teria sido muito mais acertada pois, para Alegre, qualquer resultado será um bom resultado e Sócrates poderia argumentar com uma candidatura de valores superiores ao simplório "Ser PR para Cavaco não o ser";
- quanto a Francisco Louçã parece quere um sistema presidencialista puro, só assim se pode compreender uma candidatura com objectivos como "reformar os sistemas de protecção social e de justiça", que são pelo menos dados concretos, ao contrário dos "levantamento cultural" do país ou o "romper com o consenso mole" referidos pelo candidato.
Na verdade, José Sócrates poderá muito bem ser o grande vencedor com a presença de Cavaco Silva na Presidência. O Professor provou, desde já, que amadureceu politicamente (ao contrário do clã Soares?!) conduzindo a candidatura no seu timing, e dando já sinais ao eleitorado de centro que não vai - de nenhuma forma - "vingar" a dissolução de Sampaio.
Ao mesmo tempo, mostrou a independência do PSD (que não é seu ao contrário do PS de Soares) numa apresentação de candidatura estudada - como deve ser uma apresentação de um candidato a PR.
incidental aposta até que Cavaco irá ajudar Socrates com a governação (o que é substancialmente diferente de ajudar na governação) - pense-se no impacto que o perfil de Cavaco poderá ter no apoio às difíceis e necessárias reformas que o Governo terá que levar a cabo, muito diferente do espírito errante de Soares (que muitas vezes provoca suores frios na máquina socialista)
Cavaco Silva pode, assim, ser o melhor PR para este governo, desde que o seu espírito executivo não o transforme no contra-poder que o aparelho PS deseja.
quinta-feira, outubro 20, 2005
incidental apoia
quarta-feira, outubro 19, 2005
incidental recomenda...
incidental julga ser suficiente dizer que é este o autor do tema de abertura de closer.
Songwriterly, widescreen tunes of sour love and near-death, but with a musical twist of strings, occasional shouting and chanting. Mesmerising. ****’ [Q magazine - UK]
A crítica ao album aplica-se ao filme, um must see absoluto, um olhar cru sobre a realidade da paixão e do abandono que incidental não se cansa de rever - na tela e no real world.
um mundo pequeno (e superficial?)
segunda-feira, outubro 17, 2005
incidental recomenda...
domingo, outubro 16, 2005
o país cocktail
- neste momento, qualquer governo que mexa - mal ou bem - com interesses corporativistas será objecto de crítica, seja ele mais à esquerda ou à direita. Parece que o conceito de sacrifício só e válido para os outros, isto é, há anticorpos naturais a qualquer governação pro-activa, qualquer que seja a cor partidária;
- incidental esboça um sorriso sempre que alguém sugere que Carrilho ou Assis poderiam ganhar... Com candidatos assim não há partido que aguente;
Afinal está tudo misturado.
sexta-feira, outubro 14, 2005
os candidatos, os partidos e as lutas por causas
quinta-feira, outubro 13, 2005
incidental recomenda...
... jackson pollock
Para quem ainda não conhece (ou conhece mal) biografia e obras do maior pintor americano do século XX.
http://www.nga.gov/feature/pollock/
"On the floor I am more at ease, I feel nearer, more a part of the painting, since this way I can walk around in it, work from the four sides and be literally `in' the painting."
Jackson Pollock, 1947.
quarta-feira, outubro 12, 2005
candidatos bandidos: incidental clarifica e reafirma
- ninguém está livre de ser constituido arguido, pelo que fez ou pelo que não fez na sua vida privada ou no exercício de cargos públicos;
- o facto de ser constituido não prova per si, obviamente, nada;
- não há arguidos de primeira e de segunda - isto é: inocente até prova em contrário;
- o facto de alguém com cobertura mediática classificar arguidos como "bandidos" contribui, SÓ, para a descredibilização da descredibilizada Política.
incidental até já formulou uma teoria - com este estado de coisas e de comportamentos, o "povo" acaba por votar nos "menos maus", ou como incidental ouviu muitas vezes ao longo da campanha: "ELES SÃO TODOS LADRÕES, MAS ESTE ATÉ VAI FAZENDO QUALQUER COISA PELA GENTE"
terça-feira, outubro 11, 2005
candidatos bandidos
segunda-feira, outubro 10, 2005
a frase do pós-campanha
domingo, outubro 09, 2005
os políticos a sério
sexta-feira, outubro 07, 2005
incidental recomenda...
quinta-feira, outubro 06, 2005
quase, quase
incidental conta com a participação dos ainda inexistentes leitores - quer lendo, quer comentando. vamos ver o que isto dá.