domingo, outubro 09, 2005

os políticos a sério

incidental não percebe - então se há políticos que não merecem ganhar eleições - e todos sabemos quais são os concelhos malditos - então porque os deixamos concorrer, porque não impedir todo e qualquer suspeito de não pagar os impostos de chegar até à urna, fazer "citizens arrests" dos elementos indesejados. Já agora mandar a extrema direita para uma cave escura.
A democracia terá a sua força pela sua capacidade em fazer cumprir as leis por si determinadas e por acreditar no julgamento daqueles que permitem que ela exista, não se pode reger por modas, pelas "certezas que ele/ela são corruptos", pelo "tem cara de pedófilo".
A elite intelectual não acredita no julgamento dos candidatos pelo "povo"? O "povo" nunca neles acreditou.

1 comentário:

Tiago Costa disse...

acho isso muito curioso... esses candidatos "suspeitos", à margem da lei, acusados ou indiciados, estão também à margem do sistema - pelo menos nesses casos mais mediáticos, são todos uma especie de renegados, "abandonados" pelos partidos em alturas de crise (pessoal ou n, n interessa...). "olhem para mim que sou resistente, lutador. olhem para mim que não faço parte daquela escumalha politica." O "povo", assustado e desconfiado com governos que caem ou fogem sucessivamente, claro, vota nesses marginais, para, de certa forma, procurar uma alternativa ao "sistema".

o que significa isto para mim? uma perigosa nivelação pelo "menos mau": «perfiro aquele gajo que é acusado de peculato e tráfico de influencias e mais nao sei o que, do que aquela corja matreira de "politicos" mais os seus joguinhos obscuros.» o bravo do independente até pode ser ladrão, mas pelo menos está ao alcance, parece mais próximo.