domingo, abril 02, 2006

ER à portuguesa

incidental descobriu no site da University of Virginia, nos EUA, um "Medical Specialty Aptitude Test" no qual, através de 130 perguntas, se tenta traçar um perfil do futuro médico e qual a área em que melhor se encaixa.

O teste incide sobre as capacidades de comunicação do candidato, a sua preferência por problemas de resolução aguda ou crónica e pela qualidade de vida pretendida, entre outros aspectos, muito mais do que em temáticas científicas.

A incidental revelou-se um futuro em Emergency Medicine... provavelmente, demasiados episódios de ER.

Recomendado a todos os mini-médicos.

2 comentários:

Anónimo disse...

O teste é curioso. Não usa perguntas relacionadas de forma peremptória com qualquer especialidade o que por si só reduz o viés a que poderia estar sujeito o questionário por convicções pré-teste. Não consigo é perceber a lógica de se repetirem com frequência determinadas questões. Num questionário tão longo, é natural que a dada altura se responda de forma diferente a questões semelhantes ou iguais... Pessoalmente posso afirmar que o valor preditivo negativo do teste (se assim lhe posso chamar) é bom, uma vez que pediatria, ginecologia/obstetrícia, clínica geral e psiquiatria não são de modo algum as minhas primeiras opções... quanto às escolhas de primeira linha sugeridas (patologia, saúde ocupacional, cirurgia plástica, cirurgia cárdio-torácica, pneumologia) não considero nenhuma delas adequada para mim... e também me questiono: a aptidão para saúde ocupacional é a mesma para cirurgia cárdio-torácica? De qualquer forma é um teste muito interessante, embora considere que é pouco reprodutível.
Carlos Teixeira

P.S. - Parabéns pelo blog, é muito bom!

Sergio Figueiredo disse...

acho que é facilmente viciável: orientei para psiquiatria e saiu psiquiatria. mas é engraçado de fazer.