sábado, maio 20, 2006

a verdade na mentira: o humanismo médico


A verdade é que o humanismo médico é, na realidade, uma parcela residual de alguns tiques de esquerda que ainda resistem em algumas escolas médicas portuguesas.

A verdade é que se esse humanismo não existe ao longo do curso [busca desenfreada do protagonismo pelo protagonismo; carreirismo; seguidismo; contínua maldicência; síndrome de auto-umbiguismo*, ...] não é no fim que ele se vai materializar.
Dúvidas?
  • Vejam-se os últimos concursos de acesso à especialidade e como Oftalmologia, Dermatologia e outras especialidades que, afinal devem ser a base do que é ser Médico, são escolhidas.
  • Veja-se a falta de assunto, de interesse noutras coisas, de muitos finalistas/recém-licenciados em Medicina.
  • É certo que as generalizações são perigosas mas, mais perigoso é formar técnicos self-centered, arrogantes e ignorantes em todas as áreas que não aquelas que constituem a sua especialização.

* Síndrome de auto-umbiguismo: Síndrome de causa e cura desconhecidas caracterizado por uma constante focalização do indivíduo afectado no self, demitindo-se de toda a responsabilidade em matérias que não sejam do seu exclusivo interesse.

porque há imagens...

.... que valem mesmo mais que mil palavras.
[Klimt, O Beijo]

sexta-feira, maio 05, 2006

queres contar-me o teu segredo?


Em http://postsecret.blogspot.com/ um blog já conhecido por alguns - PostSecret - que se define como "an ongoing community art project where people mail in their secrets anonymously on one side of a homemade postcard".

Este projecto começou há alguns anos, através da distribuição de centenas de postais a desconhecidos com o convite - "You are invited to anonymously contribute a secret to a group art project. Your secret can be a regret, fear, betrayal, desire, confession or childhood humiliation. Reveal anything -- as long as it is true and you have never shared it with anyone before. Be brief. Be legible. Be creative."

No The New York Times escreve-se "Bless Me, Blog, for I've Sinned". incidental entende o apelo da revelação, principalmente anónima, principalmente a desconhecidos, mas não será este mais um sintoma da subtil alteração dos valores fundamentais da nossa sociedade?